top of page

Sobre nós ...

 
O que é e como chegou o Futebol de Mesa ao Belenenses?

 

O Futebol de Mesa, também conhecido como Subbuteo, é um tradicional jogo de futebol com jogadores à escala que é jogado com os dedos e onde não há comandos nem televisões. Foi um jogo que registou um enorme sucesso nas décadas de 80 e 90 e que chegou a ter milhões de jogadores registados, incluindo alguns milhares de praticantes em Portugal. Com a chegada das consolas a modalidade perdeu protagonismo e praticantes, sem no entanto deixarem de se realizar competições nacionais e internacionais onde Portugal chegou a ganhar títulos.

 

Nos últimos anos e um pouco por todo o mundo a modalidade está a ressurgir como demonstra um completo e diversificado calendário de provas que existem em Portugal e noutros países da Europa, América do Sul e América do Norte.

Em Abril de 2014, por ocasião da realização de uma prova de carácter Internacional que se realizou em Oeiras e onde o Belenenses, através do então Vice-Presidente Luís Silva esteve presente como observador surgiu a possibilidade do Clube ter um Núcleo da modalidade sem que isso representasse qualquer despesa para o Belenenses, a não ser a ocupação de uma pequena sala no Complexo do Restelo.

A ideia foi acolhida com bastante entusiasmo pela Associação Portuguesa de Subbuteo e também pela Federação Internacional pelo facto do Belenenses ser um Clube de grande dimensão e com apoiantes em todo o mundo. Assim, nascia o projeto no Clube liderado pelo Luis Silva, também ele um antigo praticante, tendo como Diretor desportivo um dos melhores jogadores europeus e Vice-Campeão mundial e atual Campeão Nacional, Sérgio Ramos. Ao grupo juntaram-se atletas de outros Clubes, entre eles os Campeões Nacionais Ricardo (Sub 15) e Carolina (Feminina) e também vários Sócios do Clube, alguns com mais de 25 anos de filiação.

 

Nascia assim o Núcleo de Futebol de Mesa do CF osBelenenses composto atualmente por 12 Atletas.

 

A criação da equipa do Belenenses trouxe entusiasmo e expectativas elevadas à modalidade para esta época fruto da grandeza do Clube e da sua capacidade organizativa.

A APS (Associação Portuguesa de Subbuteo) e a FISTF (Federação Internacional) e vários Clubes Europeus, principalmente italianos e Belgas, apoiaram o Núcleo com a venda a preços reduzidos de material profissional, possibilitando que neste momento haja a possibilidade de se organizarem provas nacionais e internacionais no Restelo, levando assim o nome do Clube aos 4 cantos do mundo.

Reconhecimento da capacidade organizativa traz prova internacional ao Restelo

Desde o seu aparecimento o Núcleo dinamizou a modalidade sendo por isso escolhido por todos para a organização das provas nacionais mais importantes do calendário e conseguiu com o apoio o apoio da APS e da FISTF a organização do Grand Prix de Portugal, prova que conta para o ranking mundial da modalidade e que costuma trazer a Portugal alguns dos melhores jogadores da Europa. Com o decorrer do tempo o Núcleo do Belenenses tornou-se uma referência na modalidade em Portugal, sendo reconhecida no estrangeiro pela qualidade das provas que organiza.

Três anos de existência e muitos títulos conquistados

Nestes três anos de existência o Núcleo tem conquistado inúmeros torneios nas várias Categorias existentes, incluindo vários títulos nacionais e regionais. Em 2015 avançámos para a internacionalização do nome do Belenenses através da participação do Núcleo em várias provas na Europa como por exemplo na Liga dos Campeões de Futebol de Mesa, onde competimos com as melhores equipas do mundo.

Em 2016 vencemos o nosso primeiro troféu de cariz nacional ao trazer para o Belenenses a Taça de Portugal de equipas, ainda a nível coletivo repetimos o 2º lugar no Campeonato nacional de equipas. Individualmente foram muitas as vitórias de torneios por atletas do Núcleo.

Ainda em 2016, mas já no decorrer da época 2016/2017, o destaque maior vai para o Título de Campeão do Mundo conquistado pela Carolina Villarigues no Campeonato Mundial, para a vitória da Liga Europa pelo nosso Diretor desportivo Sérgio Ramos e para a participação dos nossos atletas e equipa no Open Internacional de Estepa (Espanha) e no GP Bélgica, organizado em Rochefort.

bottom of page